Comandante, se você se esforça para fazer a sua empresa funcionar, quem trabalha para fazê-la crescer? Um negócio organizado e livre do caos precisa, sim, de método, gestão e plano de ação. Entretanto, sem o time certo para isso, nada irá para frente.
Tão importante quanto fazer as contratações certas é saber como reter os talentos que você já tem na equipe. Como colocar isso em prática? Siga nessa news para entender.
5 ERROS QUE ESTÃO FAZENDO VOCÊ TER PROBLEMAS PARA ATRAIR E RETER TALENTOS 🚫
Entenda: se os seus colaboradores, hoje, não fazem nada sem que você mande, a raiz desse mal está nas más contratações feitas. Ou na falta de razões para essas pessoas se motivarem a perseguir os objetivos junto com você.
Em outras palavras, como empresário, é preciso compreender que a dificuldade na retenção de talentos nasce nos seus erros. Pronto para identificá-los e corrigi-los?
1 – AS METAS DA EMPRESA SÃO INALCANÇÁVEIS
Pense nas metas como marcos na jornada da sua empresa, sempre mostrando onde todos devem ir em seguida. Quando esses objetivos não são realistas, é natural que a motivação geral caia. Afinal, os colaboradores não sentem que seus esforços valem a pena, nem conseguem mostrar todo o seu potencial.
2 – VOCÊ NÃO OFERECE UM BOM PLANO DE CARREIRA
Profissionais valiosos sempre terão a ambição de investir no próprio crescimento. Se a sua empresa não pensa nisso, então talvez você já saiba a razão pela qual a sua rotatividade está alta. Para solucionar esse problema, oriente o RH a entender as perspectivas dos entrevistados e faça um acompanhamento constante e personalizado do progresso de quem for contratado.
3 – NÃO DAR FEEDBACKS COM FREQUÊNCIA
Antes de tudo, entenda: feedback não é bronca, nem um momento puramente motivacional. É um equilíbrio entre ambos os extremos. Utilize esse recurso para comunicar ao colaborador onde ele está errando e pode melhorar, e também quais têm sido os seus acertos e contribuições para a empresa.
4 – OS PROCESSOS DO TRABALHO NÃO ESTÃO BEM DEFINIDOS
Consequência dessa falta de organização é a sobrecarga de alguns funcionários, enquanto outros têm mais tempo de sobra. Com o tempo, a motivação cai por terra e a produtividade também. Na hora de delegar tarefas, o faça de forma clara e justa.
5 – A CULTURA ORGANIZACIONAL DA SUA EMPRESA É FRACA
A cultura é a forma como o seu negócio funciona, então seja ela boa ou ruim, você já tem uma implantada. Se a sua não for positiva, conflitos internos, sobrecarga e desorganização são apenas três das razões capazes de acabar com o rendimento e a motivação dos colaboradores.
Note, Comandante, que esse cenário caótico, do qual tanto falo, causa um efeito dominó na sua empresa. Se o caos gera uma queda nos seus resultados, é porque desmotiva a sua equipe e impede que o seu negócio seja autogerenciável.
Para prevenir a alta rotatividade e a formação de equipes desengajadas, é preciso oferecer bons benefícios, definir bem os processos do trabalho e saber como se comunicar, especialmente ao ocupar o papel de líder.
360 NO COMANDO
Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.
Comandante, agora que você já sabe quais erros estão levando os grandes talentos para longe da sua empresa, é chegado o momento de compreender como atraí-los e mantê-los.
Primeiramente, entenda o que as pessoas esperam de uma empresa:
- Reconhecimento profissional e pessoal;
- Criação de desafios e metas viáveis;
- Estabilidade;
- Lideranças inspiradoras;
- Oportunidades de crescimento.
Depois, compreenda as razões pelas quais você precisa manter os talentos que contrata:
- O patrimônio humano é o mais valioso da sua empresa — mais até do que tecnologias e equipamentos de ponta;
- Demissões e contratações envolvem muito tempo e recursos financeiros, ou seja, têm custo maior do que a retenção;
- Colaboradores que já fazem parte da empresa estão por dentro das atividades e tendem a se envolver com muito mais afinco quando valorizados.
COMO RETER TALENTOS NA PRÁTICA?
- Recrute apenas as pessoas certas, ou seja, aquelas que fazem sentido para a cultura da sua empresa;
- Defina um bom plano de carreira e faça avaliações periódicas do desempenho do colaborador. Ajude essa pessoa a crescer!
- Crie ações de bem-estar laboral, para evitar problemas financeiros, físicos e laborais;
- Forme lideranças dentro da empresa. Identifique perfis compatíveis e os ajude a desenvolver as qualidades necessárias para liderar com firmeza;
- Ofereça bons salários e benefícios atraentes, como vale-alimentação, vale-refeição, seguro de vida e até apoio psicológico.
fonte: https://eag.com.br/blog/lideranca/chega-de-ter-problemas-com-a-retencao-de-talentos?utm_medium=email&_hsmi=279380445&_hsenc=p2ANqtz-9vqU-fb1CWtkCptHvq4-jsB1jkvKq99Gf-f2ZhA5ZOljRW903jpAKs2WaI6lVyyeyy_tDseTgZGfZiRDcE_EOU-deyIw&utm_content=279380445&utm_source=hs_email